Curso Gratuito de aderecista no rio de janeiro

Você sabe o que um aderecista faz? Se não sabe vai saber agora com o novo curso gratuito de aderecista que está sendo oferecido no Rio de Janeiro pela Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. O curso de aderecista grátis é destinado a pessoas que queiram aprender a fazer fantasias de carnaval para as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.

Claro que a Mocidade vai dar o curso somente para quem quiser trabalhar dentro da mocidade e não fora dela…Neste âmbito os formados no curso estarão aptos para criar alegorias e adereços para a escola de samba carioca e assim a mão de obra não ficará escassa quando houver carnavais nos próximos anos.

Curso Gratuito de aderecista no rio de janeiro
Curso Gratuito de aderecista no rio de janeiro

Curso Gratuito de aderecista no rio de janeiro

A Mocidade Independente inicia, na próxima segunda-feira, 26, um curso gratuito de formação de aderecistas. A oportunidade é para pessoas que sonham em ingressar no mercado de trabalho voltado para o Carnaval. Os interessados devem comparecer à quadra da escola, em Padre Miguel, às segundas e quartas-feiras, entre 17h e 20h, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3X4.
A idade mínima para se inscrever no curso, que tem vagas limitadas, é 17 anos.

A iniciativa é uma parceria da Mocidade com a AART/RJ (Associação dos Artesãos do Estado do Rio de Janeiro) e Amebras ( Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil).

Curso de Aderecista Grátis em Outras Escolas

Para quem é sambista de verdade, o carnaval dura o ano inteiro. A seis meses da folia, escolas de samba já trabalham a pleno vapor. Até lá, a demanda pelos profissionais responsáveis por levar alegria e beleza à Marquês de Sapucaí só aumenta. Hoje, os barracões das principais escolas de samba costumam ter cerca de 70 funcionários em ação. Perto dos dias de festa, o número chega a 300.

Nos galpões da Cidade do Samba, o batuque é diferente do som das quadras. Em vez de tamborins e surdos, soldas e marteladas.

— A gente está enfrentando um apagão de mão de obra. As profissões como ferreiro, carpinteiro e costureira costumavam passar de pai para filho. Hoje, os mais novos não querem mais saber de carnaval — explica Fábio França, gestor de planejamento da Portela.

A remuneração varia, mas ferreiro e carpinteiro iniciantes costumam receber cerca de R$ 400 por semana. Para costureiras, há salários mensais a partir de R$ 800.

Para Ricardo Fernandes, diretor de carnaval da Grande Rio, a necessidade de profissionais depende do estágio de trabalho em que esteja o barracão. A escola de Duque de Caxias, por exemplo, está na fase de decoração de seus carros alegóricos. A necessidade, portanto, é de aderecistas e decoradores.

— O que falta são trabalhadores qualificados — afirma Fernandes.

Os bons profissionais costumam se dividir entre várias escolas. Luiz Carlos da Silva, o Pinah, trabalha com solda e iluminação na Mangueira, na União da Ilha e na Grande Rio. Qual é a do coração?

— Isso eu não conto. A gente sabe como será o desfile de todas, mas trabalhamos com muita ética profissional e discrição — diz.

Para cair nessa folia, é possível participar de cursos profissionalizantes gratuitos.

ONDE APRENDER

Portela

A escola de samba oferece cursos gratuitos no projeto social “Criança de samba é feliz”, patrocinado pela Petrobras. Estão abertas as inscrições para turmas de Perucaria, Modelagem, Corte e Costura, Adereços de Carnaval, Confecção de Fantasias, Costura e Maquiagem Artística. As aulas começarão neste mês e vão até março. Inscrições na quadra da escola (Rua Clara Nunes 81, em Madureira), na secretaria do projeto.

Amebras

A Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil tem turmas de Customização, Acessórios e Adereços e Decoração, começando na próxima segunda-feira Os cursos são gratuitos. As Inscrições vão até sexta-feira (dia 6), no Ateliê Jeitinho Carioca (Praça Tiradentes 7, no Centro), das 13h às 16h. É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4. Mais informações: (21) 2224-4857.

Escola de carnaval da Grande Rio

A escola de Duque de Caxias vai abrir, na segunda quinzena de setembro, as inscrições para os cursos profissionalizantes de Costura, Moda e Carnaval, Pintura de Arte, Produção Cultural, Informática e Inglês. As aulas serão gratuitas e deverão começar na segunda quinzena de outubro. Os alunos costumam ser aproveitados no barracão da agremiação. Informações pelo telefone (21) 2671-3585 ou na quadra da Grande Rio (Rua Wallace Soares 5, no Centro de Duque de Caxias).

CVT carnaval

Os governos federal, estadual e municipal, em parceria com a Liesa, pretendem lançar, em janeiro do ano que vem, o CVT Carnaval, na Cidade do Samba. No espaço, serão oferecidos cursos profissionalizantes no setor, como Montagem de Carnaval e Gestão de Quadra. As inscrições serão feitas pela internet, no início de 2014.

Faculdades

A Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) tem o curso Direção de Carnaval em Escola de Samba. Informações pelo site www.facha.edu.br. A Universidade Veiga de Alemeida (UVA) oferece pós-gradução em Figurino e Carnaval. Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888 e pelo site www.uva.br/cursos/pos-graduacao/figurino-e-carnaval.